REIKI COMO FILOSOFIA DE VIDA


O método Reiki além de ser um sistema natural de harmonização, equilíbrio e reposição energética que mantém ou recupera a saúde é uma filosofia de vida pautada nos 5 Princípios do Reiki e nos 125 poemas escritos pelo Imperador Meiji, como auxiliar à elevação da consciência e crescimento interior. Todo esse conjunto gerou um método de redução de estresse, um sistema próprio para despertar o poder que habita dentro de nós, um sistema revolucionário para adaptar o ser humano às exigências da Era de Aquarius. Reiki é uma das maiores forças deste planeta para a evolução das pessoas, um caminho de harmonização interior com o Universo, um presente poderoso, uma oportunidade para o iniciado crescer e transformar-se. Ajuda a deter a violência e tendências autodestrutivas. É um poderoso antídoto contra o cigarro, o alcoolismo e as drogas que degeneram a humanidade.

Antes de curar as pessoas Mikao Usui fazia com que as pessoas percebessem os princípios e os preceitos do Imperador Meiji, de que 90% das nossas doenças, das nossas disfunções, elas aconteciam pela inobservância de 5 preceitos  que viraram os 5 Princípios do Reiki. Se nós vivêssemos  de acordo com esses 5 Princípios do Reiki, nós poderíamos evitar 95% das nossas doenças.

Reiki como Filosofia de Vida, como uma maneira de viver que visa principalmente evitar adoecer. O melhor tratamento é o preventivo. Para haver uma mudança da situação da pessoa, deve haver uma mudança de atitude. Somos o que pensamos. Devemos projetar somente pensamentos de amor e gratidão e criar uma vida repleta de carinho, saúde e abundância.

Para Usui as pessoas precisavam de diretrizes que as ajudassem a crescer em compreensão e a assumir mais responsabilidades por sua própria situação de vida. Usui recebeu do Imperador Meiji os cinco princípios do Reiki, que seriam:

1- Só por hoje, não se zangue.

2- Só por hoje, não se preocupe.

3- Só por hoje, expresse sua gratidão.

4- Só por hoje, seja aplicado em seu trabalho.

5- Só por hoje, seja gentil com os outros. 

1- Só por hoje, não se zangue

A raiva é uma emoção de emergência, que só serve para limitar a consciência e a percepção. Gera infelicidade e é capaz de gerar aflições físicas e emocionais. A raiva é a energia da força vital voltada para um processo de improdutividade e não criatividade, uma energia desarmônica que cria a doença no corpo.
A energia mal direcionada da raiva não só é recebida pelas pessoas como fica impregnada nos ambientes, nos alimentos e em todas as formas vivas do local.
Ninguém pode ser feliz quando tomado pela raiva. São situações antagônicas, opostas e inversamente proporcionais. Quanto mais raiva, menos felicidade e paz.
A Paz é a saúde da mente, um estado de consciência duradoura como o ar que respiramos. A raiva bloqueia o Chacra Básico diminuindo nossa força física e disposição energética, afetando nossos ossos, coluna, intestino grosso, rins, próstata e dentes. É uma fonte de destruição que se acumula nas nossas células.

É sábio sair de perto do que nos atingiu até recuperar a calma, não reagindo impulsivamente. Não reaja, emane amor. É difícil sentir raiva enquanto você está sorrindo. O sorriso ativa um "efeito refletor", desviando o fator causal.

"Raiva é loucura transitória.
Se não a controlamos, somos controlados por ela"
   
2- Só por hoje, não se preocupe

A própria palavra já diz, o prefixo pré significa antecipar, ou seja, antecipar uma preocupação, sofrer por antecipação. Ou sofremos em vão, porque o problema não surge, ou sofremos duplamente, quando ele acontece.
O hoje é o momento presente. Se o vivermos sem preocupação, o amanhã será transformado em paz. A preocupação nos deixa ansiosos de dia e tensos à noite. Porque querer desvendá-lo? Viva o hoje.
O Sábio, transforma preocupação em ocupação e prepara o futuro sem questioná-lo.
Assim como a raiva bloqueia o Chacra Básico, a preocupação obstrui o Chacra umbilical (sexual), o chacra que nos traz alegria de viver.
Sorrir no presente fará de seu sorriso um momento eterno.


"A pessoa que sofre antes de ser necessário, sofre mais que o necessário"

3- Só por hoje, expresse sua gratidão

Considerado  o princípio mais difícil de viver: ser grato por tudo aquilo que recebe, que tem, que é, que pode aprender, etc.
Olhemos ao nosso redor, ao nosso interior. Somos instrumentos mágicos da criação divina: nossa vida, nossa respiração, o ar que respiramos, o sol que brilha e nos aquece, as árvores, as plantas que nos alimentam, etc.
A gratidão nos coloca em sintonia com o princípio da abundância. Viver em gratidão é viver em abundância. Sentindo-nos gratos não apenas pelo que recebemos, mas pelo que sabemos e em que confiamos, começamos a atrair magneticamente a abundância e nada mais nos faltará.
Você atrai o que você agradece, as orações tem poder, mas as orações mais poderosas são aquelas que você não pede nada, mas sim agradece.

Oração meditativa de gratidão


Obrigado senhor!
Obrigado senhor, pelos meus braços perfeitos, quando há tantos mutilados;
Pelos meus olhos perfeitos, quando há tantos sem luz;
Pela minha voz que canta, quando tantas emudecem;
Pelas minhas mãos que trabalham, quando tantas mendigam.
É maravilhoso, Senhor, ter um lar para voltar, quando tantos não tem para onde ir;
Sorrir, quando há tantos que choram;
Amar, quando há tantos que odeiam;
Sonhar, quando há tantos que se revoltam em pesadelos;
Viver, quando há tantos que morrem antes de nascer;
Sobretudo, Senhor, ter pouco a pedir, e tanto a agradecer!

"Expresse gratidão com palavras e atitudes. Sua vida mudará muito de modo positivo" 
  Masaharu Taniguchi

4- Só por hoje, seja aplicado em seu trabalho

Ou só por hoje realize seu trabalho honestamente. Tudo que fazemos, pensamos e como trabalhamos afeta diretamente os outros e todos os níveis do cosmo.
Confúcio um grande mestre, já nos dizia, procure trabalhar com uma coisa que você goste, que você ame fazer, e você nunca precisará trabalhar um minuto sequer. Quando a gente ama o que faz, a gente não vê como um trabalho. Como seremos felizes se não trabalharmos naquilo que gostamos. Fazendo aquilo que não gostamos atraímos outros tipos de emoções negativas que acabam por si só prejudicando as nossas energias, os nossos chacras, a nossa saúde.
Nosso estado de harmonia ou desarmonia afeta diretamente todas as situações de nossa vida. Assim, torne sua existência saudável, fazendo seu trabalho com honestidade. A fonte de honestidade é a verdade. Com a honestidade você será livre, feliz, justo e estará em paz. Já a desonestidade cria infelicidade, ódio, guerra e inimizades.
Ser honesto é fazer aos outros o que gostaríamos que fizessem para nós. 

"Só se retém, o que se conquista com honestidade."

5- Só por hoje, seja gentil com os outros

Ser gentil com os outros implica em amar, respeitar e ser amável com todas as formas de vida que existem na natureza. Tudo que compõem o planeta Terra; água, ar, flora, fauna, solo, pessoas, são criações divinas. Somos energia coletiva de uma mesma fonte, ou seja, todas as criaturas provêm da mesma essência.
Um modo fácil de você colocar em prática este princípio é partir do ponto de que somos todos iguais perante Deus. Nunca fazer ao outro aquilo que você não gostaria que fizessem a você. É você se colocar no lugar do outro.
A intenção dos grandes mestres é a de realmente orientar as pessoas a evitarem um mau futuro, libertando-as da severidade do carma. Carma significa que toda causa gera um efeito semelhante, determinando o próprio destino das pessoas. Carma portanto, é a causa e efeito, ou a justa reação a igual e idêntica ação.
Cada causa boa ou má do presente também produzirá um efeito bom ou mau no futuro. Jesus já dizia: " A cada um conforme as suas obras". Não existem recompensas nem castigos, o que existe são consequências. As pessoas respondem pelas consequências de suas ações, por isso devemos fazer o bem. Você fazendo o bem, atrairá somente o bem e com isso será mais feliz, e mais feliz, mais saúde. Vivendo em harmonia com todo o seu ser.

"Faz aos outros o que gostarias que fizessem a ti mesmo"
"Amar ao próximo como a ti mesmo"
  Jesus

Fonte:
Conteúdo embasado em meus estudos com o meu mestre de Reiki Johnny De' Carli
Reiki A Terapia do 3º Milênio - Autor Johnny De' Carli
Reiki Universal - Autor Johnny De' Carli
Editora Madras


REIKI COMO FILOSOFIA DE VIDA REIKI COMO FILOSOFIA DE VIDA Reviewed by Saber do Oriente on 10:11 PM Rating: 5
Tecnologia do Blogger.